Objetivos | Regimento | Atividades Sociais | Ficha Técnica

 

 

 

 

 

Objetivos

O III Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde, a ser realizado de 16 a 18 de Outubro de 1996, no Rio de Janeiro, segue o padrão e os objetivos dos Congressos anteriores, organizados respectivamente em 1992 e 1994 pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde - BIREME, um centro da Organização Pan-Americana da Saúde, localizado em São Paulo, e responsável pela disseminação de informação em ciências da saúde na América Latina e Caribe e pelo acesso as fontes de informação em saúde, por profissionais da Região.

O Congresso tem como objetivo principal atualizar os profissionais da informação e especialistas em saúde, através da apresentação dos avanços mais recentes em tecnologia da informação e sua aplicação, visando contribuir para o aprimoramento da capacitação de recursos humanos em ciências da saúde e para o aperfeiçoamento no desempenho de suas funções.

Os anais dos Congressos anteriores foram publicados em CD-ROM e contribuíram para a evolução dos serviços e produtos do Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde que engloba 37 países, totalizando 602 bibliotecas e centros de documentação.

A interdisciplinaridade dos tópicos selecionados para o III Congresso possibilitara a ampliação do diálogo entre especialistas em informação e profissionais da área da saúde e também analisará expectativas em relação a utilização da informação científica e dados na biblioteca eletrônica do futuro, suas interrelações e limites, e a adaptação de usuários e pesquisadores às mudanças em seus ambientes de leitura e informação.

Alem disso, a fusão de tópicos tradicionalmente tratados separadamente, como por exemplo, o gerenciamento de dados da área da saúde para a tomada de decisão e pesquisa com aqueles da tecnologia da informação, será um desafio para todos os participantes, o que esperamos trará a tona das discussões, novos aspectos de convergência da tecnologia da informação. Esses novos aspectos da gestão da saúde e biotecnologia, serão organizados em Seminários especiais com Sessões Plenárias e Cursos Práticos.

As reuniões estatutárias do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde - BIREME e das Redes Nacionais, Regionais e Especializadas, principalmente a 6ª Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde, estão programadas como atividades Pre-Congresso e encontram-se relacionadas no Programa.

Para o III Congresso, a BIREME/Organização Pan-Americana da Saúde convidou a FIOCRUZ/Ministério da Saúde para conjuntamente organizarem o evento, reunindo grupos envolvidos com a informação e seu manuseio.

A Organização Pan-Americana da Saúde, através da BIREME e o Ministério da Saúde através da FIOCRUZ, tem o prazer de convidá-los para unirem-se a essa iniciativa, que sem dúvida será proveitosa para todos aqueles envolvidos no processo de aprendizagem e de transferência de conhecimento na área da informação em Ciências da Saúde.

Celia Ribeiro Zaher

Coordenadora Geral

 

 Objetivos | Regimento | Atividades Sociais | Ficha Técnica
Retorna ao Topo

 

 

 

Regimento: III Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde

Capítulo I

Da promoção, sede e data

Artigo 1º - O III Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde, promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), através do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, BIREME/OPAS/OMS, em colaboração com a FIOCRUZ/Ministério da Saúde, será realizado no Centro de Convenções do Hotel Glória, Rio de Janeiro, de 16 a 18 de outubro de 1996.

Capítulo II

Do tema do Congresso

Artigo 2º - O tema central do Congresso é: Interligações da Tecnologia da Informação: o Elo Futuro

Os sub-temas são:

Convergência das Tecnologias

Biblioteca Virtual

Gerência de Sistemas de Informação em Ciências da Saúde

Capítulo III

Da estrutura

Artigo 3º - As atividades do Congresso estão divididas em: conferências, mesas redondas, painéis, cursos, seminários especializados, programa de educação continuada e posters. Haverá exposição de equipamentos e salão para demonstrações de bases de dados e produtos multimídia.

A 6ª Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde e a 5ª Reunião do Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde serão realizadas como atividades Pré-Congresso. Essas reuniões estão restritas aos membros do Comitê Técnico Consultivo da Rede Brasileira e dos Centros e Unidades do Sistema Latino-Americano de Informação em Ciências da Saúde (CCNs, Centros Cooperantes da Rede Brasileira, PWRs, Centros Especializados/OPAS).

Os eventos acima mencionados, as demais reuniões e os cursos estão relacionados no Programa do Congresso.

Haverá interpretação simultânea (português, espanhol e inglês) em todas as sessões do Congresso e nas Sessões Plenárias da 5ª Reunião do Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, e da 6ª Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde, excetuando os cursos de orientação.

Capítulo IV

Das Mesas Redondas

Artigo 4º - As Mesas Redondas serão compostas por um Coordenador, um representante da BIREME ou membro do Sistema atuando como Secretário, um Relator e Expositores.

Os horários estipulados para a abertura e encerramento dos debates em cada Mesa Redonda, descritos no Programa geral, deverão ser rigorosamente observados.

O coordenador terá 5 a 10 minutos para a instalação da mesa, introdução do tema geral e encerramento da Mesa. Os expositores terão 30 minutos para suas apresentações.

Após a apresentação por todos os expositores, serão abertos os debates.

As perguntas deverão ser encaminhadas à Mesa por escrito, precedidas de identificação.

Ao Coordenador compete:

a) abrir a Mesa Redonda e saudar os participantes;

b) convocar e apresentar os Expositores e demais componentes da Mesa;

c) apresentar o tema e indicar o Regimento do Congresso;

d) coordenar a apresentação, os debates e a discussão;

e) encerrar a Mesa Redonda.

Ao Expositor compete:

a) apresentar seu trabalho, debater o tema e responder às questões que lhe forem encaminhadas;

b) entregar ao Relator todo o material que utilizou em sua exposição e/ou durante a Mesa Redonda;

c) encaminhar, se necessário, recomendações.

Ao Representante da BIREME ou Membro do Sistema atuando como Secretário, compete:

a) anotar as considerações pertinentes para elaboração de recomendações ao Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde;

b) interceder quando necessário para esclarecer pontos relativos à BIREME e/ou ao Sistema que estejam em discussão.

c) encaminhar uma síntese das propostas de recomendações, caso existam, para a Comissão de Coordenação e Relatoria Geral;

Ao Relator compete:

  1. anotar as considerações pertinentes, a fim de subsidiar o trabalho de síntese da Comissão de Coordenação e Relatoria Geral;
  2. receber e encaminhar as perguntas;
  3. cronometrar o tempo dos Expositores e debates, enviando ao Coordenador a mensagem sobre o término do tempo;


Capítulo V

Dos Painéis

Artigo 5º - Os Painéis serão compostos por um Moderador, um Representante da BIREME ou Membro do Sistema atuando como secretário, um relator e painelistas.

Os horários estipulados para a abertura e encerramento em cada Painel, descritos no programa geral, deverão ser rigorosamente observados.

O Moderador terá 5 minutos para instalação e encerramento do Painel. Os Painelistas terão 30 minutos para suas apresentações.

Após a apresentação por todos os Painelistas, serão abertos os debates.

As perguntas deverão ser encaminhadas à mesa por escrito, precedidas de identificação.

Ao Moderador compete:

a) abrir o Painel e saudar os participantes;

b) convocar e apresentar os Painelistas e demais componentes do Painel;

c) indicar o Regimento do Congresso;

d) moderar a apresentação e a discussão;

e) encerrar o Painel.

Ao Painelista compete:

a) apresentar seu trabalho, debater o tema e responder às questões que lhe sejam encaminhadas;

b) entregar ao Relator todo o material que utilizou em sua exposição e/ou durante o Painel;

c) encaminhar, se necessário, recomendações.

Ao Representante da BIREME ou Membro do Sistema atuando como Secretário, compete:

a) anotar as considerações pertinentes para elaboração de recomendações ao Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde;

b) interceder quando necessário para esclarecer pontos relativos à BIREME ou ao Sistema que estejam em discussão.

c) encaminhar uma síntese das propostas de recomendações, caso existam, para a Comissão de Coordenação e Relatoria Geral;

Ao Relator compete:

a) anotar as considerações pertinentes, a fim de subsidiar o trabalho de síntese da Comissão de Coordenação e Relatoria Geral;

b) receber e encaminhar as perguntas;

c) cronometrar o tempo dos Painelistas e debates, enviando ao Moderador a mensagem sobre o término do tempo;

Capítulo VI

Dos Eventos Paralelos como Seminários Especializados e Painel

Artigo 6º - Os seminários especializados serão compostos por dois seminários com cursos práticos complementares e um painel.

As sessões plenárias dos seminários e do painel serão compostas de: Coordenador ou Moderador, Secretário e Palestrantes ou Painelistas.

Os horários estipulados para a abertura e encerramento bem como as apresentações e discussões, descritos no programa geral, deverão ser rigorosamente observados.

Coordenador ou Moderador terá 5 a 10 minutos para iniciar e encerrar a sessão. Palestrantes ou Painelistas terão 20 minutos para suas apresentações.

Após a apresentação por todos os palestrantes, serão abertos os debates.

As perguntas deverão ser encaminhadas à mesa por escrito, precedidas de identificação.

Ao Coordenador ou Moderador compete:

a) abrir a sessão e saudar os participantes;

b) convocar e apresentar os palestrantes ou Painelistas e demais componentes;

c) apresentar o tema e indicar o Regimento;

d) coordenar ou moderar a apresentação e a discussão;

e) encerrar a sessão.

Ao Palestrante ou Painelista compete:

a) apresentar seu trabalho, debater o tema e responder às questões que lhe sejam encaminhadas;

b) entregar ao Secretário todo o material que utilizou em sua exposição;

Ao Secretário, compete:

a) anotar as considerações pertinentes para elaboração de recomendações ao Comitê de Coordenação e Relatoria Geral;

b) receber e encaminhar as perguntas;

c) cronometrar o tempo dos palestrantes e debates, enviando ao Coordenador a mensagem sobre o término do tempo

d) encaminhar uma síntese das propostas de recomendações, caso existam, para a Comissão de Coordenação e Relatoria Geral;

Capítulo VII

Das Sessão de Posters

Artigo 7º - Os Posters serão apresentados em painéis fixos (2,00m de altura x 1,00m de largura), que estarão localizados na área de Exposição, no Salão Panorâmico do Centro de Convenções do Hotel Glória.

A montagem deverá será feita nos dias 16, 17 ou 18, das 7:00 às 9:00 horas, ou das 17:00 às 18:00 horas. Os autores tem a responsabilidade de montagem do poster e de sua desmontagem até as 18:00 horas do dia 18 de outubro.

A apresentação dos Posters será nos dias 16, das 12:00 às 13:00 horas e nos dias 17 e 18 das 08:00 às 09:00 horas e das 12:00 às 13:00 horas. Durante esse horário, é obrigatória a presença de pelo menos um dos autores.

Os Posters deverão conter:

a) título: escrito em letras maiúsculas, que permitam a leitura a 2 metros de distância (cerca de 5 cm), com uma linha em branco antes dos nomes dos autores. Deverá ser o mesmo apresentado no resumo;

b) autoria: indicada abaixo do título, em letras menores, composta por nome dos autores, instituição e país;

c) conteúdo: a apresentação do trabalho deverá manter a seguinte ordem: introdução, objetivo, material e métodos (ou casuística), resultado, discussões, conclusões e referências bibliográficas.

A distribuição de material informativo será feita durante as apresentações dos Posters.

Capítulo VIII

Das Sessões Plenárias

Artigo 8º - Serão realizadas duas Sessões Plenárias: na abertura, quando será proferida uma Conferência Magistral, e no encerramento, quando serão apresentadas as conclusões e recomendações. Cada Sessão terá duração de aproximadamente 1 hora e programa próprio.

Capítulo IX

Do Programa de Educação Continuada

Artigo 9º - Serão realizadas conferências individuais com duração de 30 a 40 minutos sobre os temas discutidos nas mesas redondas e paineis, como subsídio para a educação continuada aos participantes em temas de interesse no campo da tecnologia da informação. O programa de educação continuada será dividido em duas partes, compostas por um coordenador, um secretário e conferencistas. Não haverá discussão.

Ao Coordenador compete:

a) abrir a sessão, convocar e apresentar os conferencistas e os temas;

d) coordenar a apresentação e a discussão;

f) encerrar a sessão.

Ao Secretário, compete:

a) cronometrar o tempo dos palestrantes e debates, enviando ao Coordenador a mensagem sobre o término do tempo;

b) assessorar o coordenador.

Capítulo X

Dos Cursos

Artigo 10º - Os Cursos do Congresso serão realizados nos dias 16, 17 e 18 de outubro das 17:00 às 19:00 horas, ministrados por professores brasileiros e estrangeiros. O Programa de Cursos indica os números das salas onde serão realizados, o horário e o idioma dos mesmos. Cursos práticos de um dia serão organizados como complemento dos seminarios especializados.

Capítulo XI

Dos eventos Pré-Congresso

Artigo 11º - O Congresso, além das sessões plenárias, terá as seguintes Reuniões, listadas abaixo, como atividade Pré-Congresso:

As reuniões serão realizadas simultaneamente em duas sessões plenárias: A primeira sessão plenária em 14 de outubro e a segunda sessão plenária no dia 15 de outubro no auditorio BioManguinhos/ FIOCRUZ.

- 5ª Reunião do Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde e 6ª Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde com programa e regimento próprios, assim como as seguintes reuniões de grupos de trabalho:

- Reunião da Sub-rede MedCarib; - Reunião da Sub-rede Nacional de Informação em Saúde Oral; - Reunião da Sub-rede Nacional de Informação em Administração de Saúde - AdSAÚDE;- Reunião da Sub-rede de Enfermagem;- Reunião dos Centros de Documentação das Representações e Centros Especializados da OPAS.; - Reunião Regional do Projeto ADOLEC; - Reunião Regional de Informação de Desastres.

As reuniões serão realizadas simultaneamente em duas sessões plenárias: A primeira sessão plenária em 14 de outubro e a segunda sessão plenária no dia 15 de outubro no auditório BioManguinhos/FIOCRUZ.

Capítulo XII

Da Exposição de produtos e serviços

Artigo 12º - Estará aberta ao público no dia 16, das 12:00 às 17:00 horas e nos dias 17 e 18, das 9:00 às 17:00 horas, no Salão Panorâmico do Hotel Glória, uma exposição de equipamentos, publicações e serviços da área de Informação e de Informática, utilizados no processamento e transmissão de Informação científica pela BIREME.

 

  Objetivos | Regimento | Atividades Sociais | Ficha Técnica
Retorna ao Topo

 

 

 

 

 

.