Regimento: 5ª Reunião do Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde e 6ª Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde

 

Capítulo I

Da Promoção, Sede e Data

 

Artigo 1º - A Reunião será realizada em duas Sessões Plenárias, a Primeira Sessão Plenária no dia 14 de outubro e a Segunda Sessão Plenária no dia 15 de outubro, ambas das 9:00 às 17:00 horas, no Auditório BioManguinhos na FIOCRUZ.

 

Capítulo II

Da Estrutura

 

Artigo 2º - A Reunião do dia 14 de outubro será dividida em 2 partes: 1ª Sessão Plenária e 2ª parte com grupos de trabalho. A 1ª sessão plenária conterá discussões de ordem técnica, com exposição dos novos aplicativos e programas da BIREME e de análises estatísticas e avaliação dos produtos cooperativos do Sistema e a 2ª parte será composta por reuniões de grupos de trabalho. Nessa Reunião não haverá relatoria. Os comentários e sugestões serão registrados pela Secretaria da BIREME para análise futura de sua efetiva implantação. A IIa parte será composta por reuniões de grupos de trabalho.

Artigo 3º - A Reunião do dia 15 de outubro constará de três painéis sobre temas de interesse para o Sistema.

 

Capítulo III

Das Sessões Plenárias e Painéis

 

Artigo 4º - As Sessões Plenárias serão coordenadas pela Coordenadora do Sistema Latino-Americano de Informação em Ciências da Saúde. A Segunda Sessão Plenária será composta por: Coordenadora, Moderador, Presidente, Secretário da BIREME, Relator e Debatedores.

A Coordenadora terá 10 minutos para apresentar os objetivos e estrutura da Primeira Sessão Plenária e 20 minutos para as conclusões na sessão de encerramento.

 

Presidente terá 10 minutos para iniciar a 2ª Sessão Plenária e apresentar os moderadores.

O Moderador terá 5 minutos para instalação do painel e 5 minutos para o encerramento. Os Painelistas terão 15 minutos para suas exposições e os Debatedores, 5 minutos para opiniões e comentários.

Ao Presidente compete

a) iniciar a 2ª Sessão plenária;

b) apresentar os moderadores;

c) saudar os participantes.

Ao Moderador compete:

a) abrir o Painel;

b) convocar e apresentar os painelistas e debatedores;

c) coordenar a apresentação, os debates, as discussões e colher recomendações;

d) encerrar o Painel.

Ao Secretário da BIREME compete:

a) anotar as considerações pertinentes que elucidem as recomendações;

b) interceder quando necessário para esclarecer pontos relativos à BIREME que estejam sendo discutidos.

c) reunir todo o material que lhe for entregue pelos painelistas e debatedores e entregá-los à Comissão de Coordenação e Relatoria Geral, ao término da sessão;

d) encaminhar uma síntese das propostas de recomendações à Comissão de Coordenação e Relatoria Geral, para inclusão nos Anais Finais da Reunião;

Ao Relator compete:

a) anotar as considerações pertinentes e preparar informe do painel;

b) preparar informe do painel para o Moderador.

Ao Painelista compete:

a) apresentar seu trabalho, debater o tema e responder às questões que lhe forem encaminhadas;

b) entregar ao Moderador todo o material utilizado em sua exposição;

c) encaminhar recomendações pertinentes ao Moderador.

Ao Debatedor compete:

a) apresentar comentários e opiniões para debate dos temas apresentados pelos painelistas;

b) entregar ao Moderador as anotações pertinentes à elaboração das recomendações.

Capítulo IV

Dos Grupos de Trabalho

 

Artigo 5º - Os grupos de trabalho serão compostos de representantes de bibliotecas ou centros participantes de sub-redes estabelecidas no contexto do Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde.

As deliberações desses grupos serão submetidas à plenária e à BIREME como centro coordenador do sistema para futura consideração para aprovação.

- Reunião da Sub-rede MedCarib

Reunião restrita aos integrantes da Sub-rede MedCarib, coordenada pela University of West Indies, Jamaica.

- Reunião da Sub-rede Nacional de Informação em Saúde Oral

Reunião restrita aos Centros Cooperantes da Sub-rede Nacional de Informação em Saúde Oral, com participação especial da Associação Odontológica Argentina, convidada a participar das discussões. Será coordenada pelo Centro Coordenador da Sub-rede, Serviço de Documentação Odontológica, Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo.

 

- Reunião da Sub-rede Nacional de Informação em Administração de Saúde - AdSAÚDE

Reunião restrita aos Centros Cooperantes da Sub-rede Nacional de Informação em Administração de Saúde, coordenada pelo Centro Coordenador da Sub-rede, Serviço de Biblioteca e Documentação, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.

- Reunião da Sub-rede de Enfermagem

Reunião restrita às instituições convidadas, coordenada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Haverá participação de representantes das sub-redes de Enfermagem da América Latina como convidados especiais.

 

- Reunião dos Centros de Documentação das Representações e Centros Especializados da OPAS.

Reunião restrita aos representantes dos Centros de Documentação das Representações da OPAS, Centros Especializados e Biblioteca da OPAS, coordenada pela BIREME, Centro Coordenador Regional do Sistema.

- Reunião Regional do Projeto ADOLEC

Reunião restrita aos Centros Sub-regionais do Projeto ADOLEC, coordenada pela Divisão de Saúde da Família e População, HPF/OPAS.

- Reunião Regional de Desastres

Reunião restrita aos Centros Sub-regionais do Programa de Desastres, coordenada pelo Centro de Desastres PED/OPAS.