Um momento extremamente importante de produção de informações para Sistemas de Informação Gerenciais na resolução de problemas de saúde em nível local é o ato médico. A maior parte dos sistemas atuais vêm privilegiando dados de produção de serviços obtidos a partir de boletins que consolidam informações oriundas deste ato, muitas vezes elaborados por outros profissionais com a consequente introdução de erros. Se além disto, considerarmos que a procura de serviços pela população é desordenada, privilegiando ambulatórios de pronto atendimento e pronto socorros, dificultando a organização dos sistemas locais de saúde, e que a solução de demanda por serviços envolve uma qualidade dos profissionais médicos não compatível com a realidade, torna-se obrigatória a informatização da consulta médica em todos os níveis de atendimento em saúde. Passando-se, assim, a contar com instrumentais já desenvolvidos, que auxiliam a coleta de informações e mesmo a prática médica, com sistemas de apoio à decisão diagnóstica e terapêutica, consultando, por exemplo, manuais que levam em consideração interações medicamentosas, e abrindo, também, a possibilidade de pesquisa à bibliografia existente no próprio ato da consulta. Durante a apresentação serão demonstradas algumas das possibilidades decorrentes da informatização da consulta médica.

Curriculum Vitae

 

Samuel Goihman

Médico, formado em 1972 pela Escola Paulista de Medicina

Doutor em Ciências, 1983 pela Escola Paulista de Medicina

Estágio de pós-doutorado em Epidemiologia Clínica, voltado à Estatística e à Computação na McMaster University, Hamilton-Canadá. 6/1984 a 9/1985. Bolsa - CNPq.

Professor Adjunto do Centro de Informática em Saúde da UNIFESP, 1986 -

Responsável pela Coordenadoria de Avaliação e Integração de Dados Institucionais - CAIDI/UNIFESP, 1995 -

Professor orientador de Pediatria e de Epidemiologia da UNIFESP.

Diretor do Centro de Informações em Saúde - CIS/SES,1988-93

Coordenador da Unidade de Avaliação e Controle - UAC/SES,1992-93

Institut National de la Santé et de la Recherche Medicale - Hopital Bichat, Paris. Estudo da adaptação energético-protéica do camponês da República do Alto Volta (Burkina Fasso), África, 1976-8.

Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina - Estudos sobre desnutrição infantil no Município de São Paulo, 1978-83.

Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina - Avaliação de Serviços de Saúde e Integração Docente Assistencial no Município de Embu, 1986-9.

Centro de Informações em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - Sistema de Informação Ambulatorial, 1989-93.

Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - Estudo da efetividade do uso do diafragma como método anticoncepcional em mulheres da região de Osasco, 1990-93.

Centro de Referência e Treinamento AIDS da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - Estudos epidemiológicos com usuários de drogas e prostitutos masculinos, 1991-.

Conhecimento, atitude e prática em AIDS entre os trabalhadores das Industrias Villares, 1992. Assessoria

Coordenadoria de Avaliação e Integração de Dados Institucionais da UNIFESP - Avaliação do ensino de graduação e pós-graduação, 1993-.

Centro de Informática em Saúde da UNIFESP - Implantação de sistemas informatizados na prática médica, 1993-

FONAPRACE - Perfil do Estudante das Instituições Federais de Ensino Superior, 1995-. Coordenação técnica.

COREN - Avaliação da Força de Trabalho em Enfermagem, 1995-. Assessoria.

São Paulo, 10 de abril de 1996